Equilíbrio e consciência. Descubra as vantagens da prática do Mindfulness.
Recentemente, um estudo conduzido pelos psicólogos Matthew Killingsworth e Daniel Gilbert, da Universidade de Harvard, apontou que passamos 47% do tempo da nossa vida com a mente divagando, ou seja, no piloto automático.
Prestamos atenção em algo do passado ou do futuro, em algo que não estamos fazendo no momento. A divagação da mente também está relacionada com a infelicidade. Quem está mais consciente no momento presente são pessoas mais felizes.
Em tempos de home office, fazer as coisas no momento presente é indispensável para aumentar a produtividade. Para entender melhor desse assunto, conversamos com a Thaís Targher, especialista em Mindfulness (atenção plena). E, nessa entrevista, ela dá diversas dicas de como trabalhar, produzir e viver melhor.
Como tornar o trabalho remoto mais eficaz utilizando técnicas de Mindfulness?
Thaís – Entender o que é Mindfulness nos traz uma clareza maior de sua aplicação e benefícios. É uma habilidade de prestar atenção, de forma intencional, no momento presente, no corpo, na mente, nas emoções com uma atitude de curiosidade, gentileza e não julgamento. Em outras palavras, é estar consciente das experiências presentes em cada momento.
Não importa se a experiência é considerada agradável ou desagradável, a prática da atenção plena é um treino para reconhecer aquilo que está presente, do jeito que estiver presente, enquanto estiver presente, aprendendo a se relacionar de maneira mais saudável com as experiências. Entendendo que a mente pensa e que muitas vezes é natural que ela fique agitada. O que muda é a maneira que nos relacionamos com essa agitação. Então, Mindfulness não é sobre não pensar e, sim, aprender a observar e se relacionar com os pensamentos, emoções, sensações para, a partir daí, fazer escolhas mais conscientes.
É fato que o trabalho remoto nos coloca mais em contato com diversos fatores distratores: filhos em casa, tarefas domésticas etc. Isso acaba sendo um desafio ainda maior quando falamos em manter o foco e a produtividade.
A mente distraída vai longe e nos rouba a atenção necessária para cada momento. Mindfulness entra aqui como um ótimo recurso para lidar com isso, um praticante se torna mais hábil em reconhecer quando a mente se perde em divagações e se engaja em pensamentos e/ou tarefas não pertinentes ao momento do trabalho, ganhando ferramentas e capacidade de retornar de forma mais breve a atenção ao foco. Mais presença, consciência e consequentemente escolhas mais sábias e alinhadas com as necessidades no momento.
Quais são os benefícios de estar no momento presente e não fazer as tarefas no piloto automático?
Thaís – Por meio das práticas de Mindfulness, aprendemos a sair do piloto automático da mente e viver de forma mais presente. Experimentamos como benefícios: uma maneira mais sábia e eficaz de nos relacionar com nós mesmos, nossas experiências do dia a dia, tarefas, problemas, preocupações, desafios, dores, com a nossa vida e com o outro. Lidar melhor com situações estressantes, ansiedade, depressão e doenças crônicas.
Vivenciar uma maior qualidade de vida a partir do autoconhecimento, alcançando mudanças na maneira que pensamos e sentimos sobre situações cotidianas da nossa vida, fazendo, assim, escolhas mais habilidosas e conscientes.
Trazendo esse contexto para os fatos atuais, as práticas diárias, além de contribuir com a nossa disciplina em casa, nos ajuda a reconhecer de maneira genuína aquilo que está presente em nós, criando uma possibilidade de lidarmos melhor com os fatos e com nós mesmas.
Como o Mindfulness pode aumentar a produtividade no dia a dia?
Thaís – Com as práticas de Mindfulness, conquistamos uma mente mais presente e consciente, experimentamos uma possibilidade maior de organização da rotina de trabalho, evitando fazer diversas tarefas ao mesmo tempo. Isso é algo importante no que diz respeito à produtividade. Começar e terminar uma tarefa antes de iniciar outra está diretamente relacionado com produtividade. Uma dica é: ao iniciar o dia, fazer uma lista de tarefas por ordem de prioridade, separando o tempo para o trabalho e o tempo para as tarefas da casa, principalmente para quem estiver em home office.
Você pode nos passar uma técnica que não tome muito tempo e que tenha efetividade principalmente para quem está em home office?
Thaís – As práticas informais de Mindfulness são muito bem-vindas para serem introduzidas na rotina de trabalho, antes de iniciar o dia, na transição entre as tarefas e/ou sempre que sentir a mente muito agitada. Usar a respiração como possibilidade para regular a atenção e presença é uma das práticas mais tradicionais do Mindfulness.
Pare por 3 minutos, sente-se em uma posição confortável e com a coluna ereta. Tome esse tempo para você. Experimente levar sua atenção para a respiração, para o ar entrando e saindo das suas narinas, mantendo essa atenção de forma curiosa por alguns ciclos respiratórios. Se surgir algum pensamento, sobre o passado ou alguma tarefa do futuro, reconheça isso e lembre-se que você simplesmente está aí, sentindo a respiração. Novamente e quantas vezes forem necessárias conduza de forma gentil a sua atenção para a respiração. Prestar atenção no ato de respirar é prestar atenção no momento presente, já que a respiração é algo que acontece agora, nesse momento.
Outra prática simples e eficaz para ser utilizada durante um dia de trabalho é o que chamamos de FOFBOC (feet on floor, bum on chair), traduzindo para o português, pés no chão, bumbum na cadeira. Consiste em fazer algumas breves pausas, de forma consciente prestar atenção nos apoios do quadril na cadeira e dos pés no chão por alguns instantes.
Na sua opinião, as empresas estão mais conscientes sobre as técnicas de relaxamento para seus funcionários?
Thais – Sim, baseado nos benefícios das práticas de atenção plena, já descritos na literatura científica, as empresas têm aberto cada vez mais as portas para esse tipo de abordagem. O Google foi a empresa pioneira nessas práticas para seus colaboradores. De forma geral, é observado que líderes e colaboradores que praticam Mindfulness conquistam uma melhora do rendimento no trabalho, qualidade de vida, criatividade, empatia, melhora nas relações entre colaboradores e clientes e entre colaboradores e líderes, redução, prevenção do estresse relacionado ao trabalho (como a Síndrome de Burnout) são alguns dos resultados já demonstrados em empresas que adotaram a prática.
Vale dizer que o Mindfulness não é considerado, especificamente, uma técnica de relaxamento e, sim, uma tomada de consciência das experiências presentes a cada momento para que, a partir daí, escolhas mais alinhadas com as necessidades do momento possam ser feitas. O relaxamento pode surgir como uma consequência da prática, uma consequência de um estado mais presente da mente.
Thais Targher – Fisioterapeuta e Instrutora de Mindfulness
Quer se aprofundar ainda mais no tema?
Veja nossas dicas de livro, documentário e aplicativo.
Atenção Plena para Iniciantes, Jon Kabat-Zinn – editora Sextante
Pioneiro em demonstrar os benefícios da atenção plena na terapia de redução do estresse, Jon Kabat-Zinn convida você a transformar a maneira como se relaciona com seus pensamentos e sentimentos, acalmando o barulho interno e despertando para o momento presente.
Free The Mind (Explicando a Mente – Netflix)
Dirigido por Phie Ambo, o documentário (mostra como a ciência está investigando o poder da meditação e do yoga por meio de estudos e testes ordenados pelo pesquisador, neurocientista e renomado professor Richard Davidson.
Insight Timer – gratuito no Google Play e Apple Store
O maior aplicativo de meditação do mundo traz milhares de meditações guiadas, além de variações focadas em práticas específicas, seus benefícios e origem etc.
Fonte: Itaú Mulher Empreendedora